COMO TRABALHAR COM NOSSOS ERROS:
- RECONHECIMENTO: É importante que você reconheça que errou, mas não de uma maneira superficial. Você deve entender a sua culpa. Reconhecer o próprio erro não é tão fácil como parece. É preciso muita humildade para não pensar "mas a culpa é dele" ou "eu errei por que ele fez isso, ou aquilo". Reconhecer o erro é o primeiro passo.
- EXAME DE CONSCIÊNCIA: Depois de reconhecer o próprio erro, é hora de pensar em tudo o que esse problema gerou. Outra fase difícil nesse processo, pois nessa fase, você deve enxergar as pessoas que saíram prejudicadas por culpa do seu erro. Se for explicar melhor, QUAL FOI O EFEITO CAUSADO POR ESSE SEU ERRO? É doloroso, é complicado, mais uma vez é importante ter humildade. Para finalizar esse momento, deve-se responder a seguinte pergunta: O QUE EU APRENDI COM ESSE ERRO? e, depois de responder, você deve realizar o último questionamento dessa fase: Eu REALMENTE aprendi com esse erro ou é algo muito superficial para mim? Se sua resposta for que aprendeu, o próximo passo será muito fácil. Se for NÃO, talvez você deva refazer todo o processo. Meditar sobre o erro é o segundo passo.
- ATITUDE CONCRETA: Você reconheceu o erro, você conseguiu ver a consequência do seu erro, agora é hora de trabalhar para que isso seja resolvido. "A INTENÇÃO SEM A AÇÃO, NÃO É NADA". Não adianta ter intenção de ser melhor, de corrigir, de mudar, se não existir uma AÇÃO que te leve a isso. Então, você pode resolver isso respondendo a seguinte questão: O QUE EU POSSO FAZER PARA MELHORAR, PARA MUDAR? Se você conseguir chegar a resposta desse questionamento, muito provavelmente você aprenderá com o seu erro e, não irá errar novamente.
Falar é muito fácil, difícil é agir. Mas, se lutarmos para agir sempre com sabedoria, humildade e discernimento, chegaremos muito longe.
"Ao que muito se perdoa, muito ama"
Espero ter ajudado um pouco :)
Deus abençoe!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário